domingo, 5 de julho de 2009

Webdigivolvendo

Vivendo muito além da imaginação

Quem diria que a Internet seria o que ela é hoje, não é mesmo? Melhor dizendo, a nossa própria vida!
Estamos tão inseridos nessa rede mundial, que praticamente tudo o que fazemos, tem a ver com Internet (Matrix explica, hehe!).

Nascemos, crescemos, reproduzimos (ou não ^^), amadurecemos e morremos. Esse é o nosso destino. Como minha amiga Márcia sempre falava: Letícia, precisamos Digivolver! E obviamente, essa é a eterna busca do ser humano: a evolução!

A Internet é uma rede de pessoas e não de computadores. Por isso é preciso entender o ser humano para poder entender a Internet. (VAZ, 2006)

Obviamente, o ser humano é uma criatura que está em constante mudança. E como a Internet é uma rede de pessoas, não poderia ser diferente: a mudança ocorre dia após dia. E é claro, a tecnologia avança de acordo com a curiosidade e maiores possibilidades de interatividade na web.

Cada vez mais as redes sociais crescem na Internet, divulgando a personalidade de cada usuário, assim como suas preferências, suas opiniões, seus avatares, etc. A Internet está se tornando nosso maior vínculo com as pessoas. Qualquer forma de contato com uma pessoa torna-se muito mais fácil e rápido pela web. Com isso, o modo de pensar para divulgar produtos e serviços na web também muda.

Porque então não utilizar esse fator de crescimento para as vendas? Arrá! Mais uma vez o mundo capitalista entrando em ação!
O Marketing! Sim, ele mesmo! O Marketing agora é Digital. Já faz um tempinho que esta moda pegou na Internet.

Antes era a Web 2.0. Agora, é o Marketing Digital.
A Internet nasceu, cresceu, reproduziu e webdigivolveu. E continuará webdigivolvendo. Acredito eu, para sempre.

Mais uma vez, o Design adaptando-se ao modo de agir e interagir das pessoas na Internet. Novos conceitos, novas formas, novas imagens, novas cores, novas pessoas. Novas pessoas?Ou serão apenas novas idéias? Humm... As idéias são apenas reformuladas de acordo com a visão das pessoas. Sim, as pessoas. Elas que fazem as idéias acontecerem. E não um simples computador.

A reformulação do Design de acordo com as tendências da Internet é um fato que deve ser estudado todos os dias, pois o mundo está sempre inovando.
Para o Marketing Digital é necessário um formato de Design que atenda a necessidade do cliente, pois o objetivo é a busca por resultados em sites de busca. Sendo assim, procura-se criar um layout o mais objetivo possível, sem muitos detalhes e com textos otimizados. O usuário desse tipo de cliente está atrás de informação rápida e não de “firulas” que o façam perder tempo na web. Por isso, ser encontrado nos primeiros lugares do Google, que é atualmente o maior buscador do mundo, é a melhor estratégia de Marketing do momento.

Para a interatividade, independente dos padrões de programação, o objetivo já é outro: atrair e segurar o usuário o máximo de tempo possível no site. Geralmente esses sites são produzidos para campanhas publicitárias, como lançamentos de novos produtos/serviços. Os mais conhecidos para esse tipo de comunicação são os Hotsites.

Mas e porque segurar o cliente no site? Porque atualmente vivemos em um mundo individualista. E sendo assim, os produtos/serviços estão sendo muito mais segmentados para poder atender a necessidade de cada consumidor, ou seja, dá para se dizer que o crescimento da personalização hoje em dia está em alta no mercado. E quem atender a esse público cada vez mais exigente, terá seu lugar ao sol.

O mundo digital está aí. Está aqui. Está ao nosso redor e na nossa mente.
Vemos, ouvimos, respiramos, sentimos Internet. Ela já está em nossas vidas, como se fosse parte de nosso DNA. E quem duvida? Neo de Matrix que o diga. Hehe!

A Internet é uma rede que está sendo vivida muito além da imaginação. Tanto para a tecnologia envolvida, como para os seres humanos conectados a ela. Não consigo mais imaginar a Terra sem Internet. Creio que daí sim, seria “O dia em que a Terra parou”.
E por falar em Terra, o ser humano deveria preocupar-se um pouco mais com o próximo e com o planeta onde vivemos. E não deixar o caos tomar conta para daí sim evoluir. E porque não dizer então, DIGIVOLVER antes disso acontecer??

E como eu sempre costumo dizer:
Só a música salva! \o/\o/

Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Ahh Leti, sempre pensante, sempre preocupada com o futuro da humanidade, ou com a falta dele,hehehehehe
    Muito boa tua articulação de texto e ideias, terá sempre muito a contribuir para o digivolvimento de suas realidades!!
    Bjuss e bom trabalho!!!
    Carina Kirst

    ResponderExcluir
  2. Otimo assunto! Penso que o ser humano ja nao para mais para observar um lindo por-do-sol ou as maravilhas da natureza. Somos sortudos por ainda existirmos. As vezes penso que tecnologia = deshumanidade. Nao sei, mas essa e minha opiniao. Quem nao gosta de receber uma carta, ao inves de um simples email?
    Abracos e parabens pelo teu blog!
    Najla

    ResponderExcluir